Logo grupo plastica bariatrica pequena.jpg

Cirurgias Plasticas Reparadoras

Após uma perda de peso maciça, há uma perda do contorno corporal devido ao excesso de flacidez de pele e ao acúmulo de gordura em algumas regiões. A pele que foi severamente estendida, não volta a sua posição inicial. Essas alterações podem gerar tanto um desconforto físico como emocional.

Normalmente as áreas que mais sofrem com o excesso de pele são os braços, a coxa, o pescoço, o dorso, as mamas e principalmente o abdome.

Se o paciente já se encontra no peso ideal e com estabilidade nutricional, existem cirurgias indicadas para correção de cada região citada.

O Grupo de Cirurgia Plástica Bariátrica (G.P.B) realiza essas cirurgias, com uma equipe qualificada e dentro de uma instituição reconhecida por sua segurança e qualidade de atendimento.

abdomem.jpg
Dermolipectomia Abdominal

 

Com a perda de peso a área que mais sofre com a alteração de elasticidade da pele e aparecimento de estrias é o abdome.

Nesse caso o cirurgião indica a abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal.

Nessa técnica realizamos além do tratamento do excedente de pele, e consequentemente das estrias localizadas nessa região, realizamos também a correção da diástase abdominal.

A diástase é o afastamento dos músculos do abdome devido ao aumento de peso e proeminência abdominal durante o período da obesidade. Com o emagrecimento esses músculos não retornam a sua posição inicial, fazendo com que o abdome fique mais abaulado, perdendo também o contorno da cintura.

A cicatriz dessa cirurgia, classicamente se posiciona próximo a região púbica, de forma transversal. Outra cicatriz complementar é a que se encontra ao redor da cicatriz umbilical.

mamoplastia.jpg
Mamoplastia Pos-Bariatrica

 

A mama, com o emagrecimento, pode sofrer várias alterações. Desde uma pequena diminuição do seu volume, até grandes assimetrias, ptoses mamárias ou mesmo a permanência de uma gigantomastia.

Em todos esses casos há uma cirurgia para tornar a mama, novamente, com um tamanho e novas proporções mais adequadas ao novo corpo.

O tipo de técnica a ser empregada, assim como a utilização ou não de prótese mamária deve ser determinada pelo médico cirurgião plástico após uma consulta detalhada.

A cicatriz na mama, podem ser única ou múltipla, dependendo do grau de flacidez e o procedimento realizado para correção .Normalmente em casos de grande flacidez, a mastopexia é realizada e o resultado da cicatriz é popularmente conhecida como T invertido , envolvendo a aréola, uma linha vertical em direção ao sulco mamário, e outra no próprio sulco.

torsoplastia.jpg
Dermolipectomia de Dorso 

 

Nas grandes perdas de peso, não é somente a parte anterior do corpo, no caso o abdômen que sofre com a flacidez. A parte posterior, o dorso, também acaba ficando sem contorno e com excedente de pele e estrias.

No dorso, a flacidez pode estar em grande quantidade na região das “costas “, mais superiormente ou na parte mais inferior próximo ao glúteo. 

Na parte superior das costas esse excesso de pele atrapalha para usar roupas de tecido mais leve e claro, sutiã e biquíni, pois deixam essas alterações mais aparente, deixando o paciente insatisfeito e em algumas situações constrangido socialmente. Quando a flacidez se encontra na região mais inferior, pode comprometer também a definição do glúteo e da parte superior da coxa. 

Nessa cirurgia ao tratar a flacidez dessas áreas, normalmente a cicatriz se posiciona de forma transversal e semicircular, ficando escondida na linha da roupa de banho ou região do sutiã ou biquíni. 

Sem todo o excedente de pele o corpo vai ficando com seu contorno mais bonito e mais harmônico. 

braquioplastia.jpg
Dermolipectomia de Bracos

 

 

A região dos braços também sofre com flacidez e perda de contorno.

Principalmente no verão, que são áreas que acabam ficando expostas devido ao tipo de roupa sem manga, pode aparecer o constrangimento do paciente.

Mesmo com atividade física intensa, sem cirurgia esse excedente invariavelmente se corrige.

Na dermolipectomia de braços, braquioplastia ou lifting de braços, há além do tratamento do excedente de pele, a lipoaspiração de gordura acumulada nessa região.

Com a associação dessas técnicas há o remodelamento da região compreendida entre a axila e o cotovelo, resultando em um braço mais tonificado e com uma cicatriz que classicamente fica posicionada na região interna do membro, podendo ser alterada dependendo da localização do excedente de pele e tática cirúrgica.

ginecomastia.jpg
Dermolipectomia de Torax

Ginecomastia

 

A perda de peso excessiva, associada a algum tipo de alteração hormonal, pode levar ao aumento de flacidez e aumento do volume da região mamária no homem.

 A ginecomastia, que é o nome técnico dessa alteração, pode ser corrigida com uma cirurgia.

A técnica empregada para essa correção, vai depender do volume e grau de flacidez. E, consequentemente o tamanho e localização da cicatriz será proporcional a essas alterações.

A Lipoaspiração, pode ser usada para a complementação da ressecção de pele, resultando em um tórax mais definido.

lipoaspiracao.jpg
Lipoaspiracao Corporal

 

A Lipoaspiração é a cirurgia que realiza a aspiração da gordura, de regiões específicas, resultando em um novo desenho do contorno corporal.

Essa técnica pode ser usada isoladamente, em casos de emagrecimento com ausência de flacidez, ou complementar com outra técnica.

A gordura removida durante a lipoaspiração, pode ser enxertada em áreas para melhora da qualidade de pele e do contorno do local , como por exemplo na face e região glútea.

A cirurgia e realizada sob anestesia geral e muitas vezes esta associada a outras cirurgias , principalmente a abdominoplastia, como complemento importante do resultado final

bodylift.jpg
Dermolipectomia Circunferencial - Body Lift

 

O Body Lift, é a cirurgia que trata o excesso de pele, gordura e flacidez da região anterior e posterior do tronco. Nessa cirurgia associamos uma abdominoplastia clássica, ao tratamento da região posterior.

Na região posterior, tratamos a flacidez do tronco, juntamente com a suspensão da região glútea e parte lateral da coxa.

Nessa cirurgia, a cicatriz se encontra transversal e circunferencial ao tronco, como uma extensão da cicatriz da abdominoplastia; essa cicatriz fica escondida dentro da roupa intima ou de banho.

Os candidatos a essa cirurgia, são os pacientes que com o emagrecimento apresentaram uma perda de contorno corporal de toda região do corpo abaixo da cintura.

cruroplastia.jpg
Dermolipectomia de Coxas

 

Com o emagrecimento a pele localizada na coxa sofre uma alteração de textura e consequentemente uma queda devido a flacidez.

O excedente de pele dessa região habitualmente se localiza na sua região medial (parte interna da coxa), porém em pacientes com perda de peso excessiva, essa flacidez pode se localizar na região central (sobre os joelhos) ou lateral externa do membro.

Para correção e melhora do contorno da região, é realizada a dermolipectomia de coxa, cruroplastia ou lifting de coxa.

Nessa cirurgia há uma remodelação do contorno do membro, realizada a partir da ressecção do excedente de pele e a lipoaspiração.

A cicatriz normalmente se posiciona na região interna da virilha, podendo se estender até o joelho.

shutterstock_463388987.jpg
FACE-LIFT/Flacidez Facial

 

Com o emagrecimento, além do contorno corporal, a face também sofre alterações importantes. Após a perda de peso, tanto a qualidade da pele da face, quanto a gordura facial vai sofrendo transformações .

Muitas alterações após o emagrecimento , são semelhantes ao envelhecimento .Os coxins gordurosos que vão sendo reabsorvidos com o envelhecimento, devido a perda de peso importante vão sofrendo a mesma transformação , resultando em uma face sem volume , com alteração de pele , flacidez , rugas e deposição de pele na região do terço inferior da face e pescoço Ter um corpo jovem com uma face mais velha não é o ideal e acaba deixando a maioria dos pacientes descontentes com o resultado .

Existem muitos tratamentos estéticos para aliviar algumas dessas situações, mais em caso de flacidez ou perda de grande volumização, o Face Lift acaba sendo o tratamento ideal. 

Cirurgia realizada sob anestesia geral e com cicatrizes escondidas na região pré capilar. Resultado satisfatório, harmonizando a beleza da face com o novo corpo conquistado após o emagrecimento.

Conheca um novo conceito de atendimento medico  personalizado aos ex-obesos